PEEC Logo

Tendências populacionais das aves mais capturadas em Portugal

O que é?

Quando capturamos aves, se mantivermos constante ao longo dos anos o esforço de captura e se o local de captura não se alterar, então as alterações no número de aves capturadas entre anos reflectirá as variações reais da densidade das aves nesse local.

Contexto Nacional

Se este esforço for feito em vários locais ao longo do território nacional, para que as diferenças específicas de cada local sejam atenuadas, podemos obter estimativas das flutuações nas populações a nível nacional.

De 25 de Março a 22 de Julho uma sessão de captura (6 horas, iniciadas 45-30 minutos antes do nascer do Sol) é realizada em cada período de 10 dias, resultando um total de 12 sessões. O número de dias entre cada sessão não deverá ser inferior a 6 dias e deve-se assegurar que nenhuma anilhagem é efectuada nessa EEC nos 3 dias anteriores. Deverá tentar manter um padrão de visitas semelhante em todos os anos.

Todas as aves capturadas são anilhadas, de modo a ser possível contabilizar o número de aves que foram recapturadas de anos transactos e nesse ano. É ainda necessário identificar a idade de cada ave para poder calcular a produtividade anual, isto é, o número de juvenis por ave adulta.

MHNCUP